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COVID-19  – CUIDE DO CAIXA DE SUA EMPRESA.

A hora é agora

Preocupados com o momento atual, que resultou em medidas de isolamento social que alteram a rotina dos negócios, chegando à paralisação de várias cadeias produtivas, afetando indústrias, prestadores de serviços e o comércio, destacamos a saúde financeira das empresas. De forma bem objetiva, apresentamos algumas técnicas, que em nosso entendimento, podem contribuir para que possamos atravessar esse período difícil, onde esperamos que não se estenda por muito tempo.

Nosso foco está na GESTÃO DA LIQUIDEZ, priorizando efetivamente a gestão do FLUXO DE CAIXA DE TESOURARIA e tudo aquilo que complementa essa gestão.

Adicionalmente a algumas técnicas financeiras que apresentaremos, faremos a inserção das medidas trabalhistas, tributárias e econômicas adotadas pelo governo, com o olhar dos impactos no fluxo de caixa.

Apesar do momento delicado, entendemos que as decisões e ações devem sempre ser estratégicas seguindo um estudo técnico e racional, evitando a intempestividade e precipitação.

Iniciaremos com algumas perguntas que podem contribuir na busca de solução para o negócio, assim como, embasar para futuras medidas de manutenção ou recuperação do caixa:

As respostas são importantes, pois levam a conhecer qual é a  qualidade da gestão da informação, dos controles e relatórios, mas sobretudo, qual é a cultura de sua empresa para a adoção dessas práticas.

Nossa crença é de que somente com Fluxo de Caixa de Tesouraria Projetado é possível superar esse momento, pois é um instrumento que possibilita ao administrador financeiro considerar, com antecedência, determinadas situações de risco, impedindo que elas ocorram. Sem o Fluxo de Caixa Projetado uma empresa não sabe antecipadamente quando precisará de um financiamento ou quando terá, ainda que temporariamente, sobra de recursos para aplicar no mercado financeiro.

No intuito de contribuir na busca de resposta a essas perguntas, apresentamos a seguir, algumas sugestões:

VISANDO A gestão DA liquidez

 VISÃO DO FLUXO DE CAIXA: Implantação imediata do Fluxo de Caixa Projetado para um período não inferior a 90 dias, a partir de informações retiradas do controle de saldos bancários, controles de contas a receber e contas a pagar para transações já confirmadas, acrescendo as transações futuras das previsões advindas das prováveis receitas de vendas, para as entradas e projeções de contas a pagar para saídas de caixa.

Gestão do Fluxo de Caixa: uma vez implantado o controle do fluxo de caixa, será possível ampliar o campo de visão da capacidade de pagamento da empresa, e a partir do conhecimento da real situação do caixa adotar decisões de:

Administração da Necessidade de Capital de Giro: conhecer e analisar, prioritariamente, os níveis dos itens de estoques, dos valores a receber e a pagar, evidenciando a idade de cada um desses itens, ou seja, prazo de permanência, de validade e atrasos em recebimentos.

CONHECER A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

Análise de Indicadores Econômicos e Financeiros:

Adotar a prática de utilização dos balancetes contábeis para criação de indicadores econômicos e financeiros que possibilitem a leitura dinâmica da saúde financeira do negócio, avaliando Liquidez, Capital de Giro, Endividamento (alavancagem) e Análise das Margens de Lucro visando conhecer melhores canais e produtos, assim como os que devem ser descontinuados:

ESTUDO DAS LINHAS DE CRÉDITO

Estudo das Linhas de Crédito Oferecidas pelo BACEN como Medidas Emergenciais:

 MEDIDAS TRIBUTÁRIAS E TRABALHISTAS COMO GERAÇÃO DE CAIXA

 Tributárias

 Suspensão por três meses para recolhimento do FGTS;

  • Redução de 50% por três meses referente a contribuição devidas ao Sistema “S”;
  • Prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais para o Simples Nacional em 180 dias, já válido para apuração Março com vencimento original em 20 de abril de 2020;

Trabalhistas

  • Aproveitamento e a antecipação de feriados;
  • Facilitação para a realização do teletrabalho (Home Office);
  • Antecipação de férias individuais (com possibilidade de pagamento das férias postergados para o 5° dia útil do mês subsequente à concessão das férias e 1/3 para até a primeira parcela do 13º salário, podendo ser 11/20);
  • Banco de horas; (Criação e utilização sem precisar da intervenção de sindicatos);
  • Redução do salário mensal em até 25% (vinte e cinco por cento) do salário contratual – consoante o disposto no art. 503 da CLT e Lei nº 4.923/65 art. 2º;
  • Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; (Isso significa que inúmeros gastos com exames admissionais, demissionais, periódicos, treinamentos e outros relacionados ao QSMS estão suspensos);

ESTRATÉGIAS IMPORTANTES

  • Canais de Vendas online: Neste momento, focar nas vendas online fará a maior diferença nos resultados da empresa. Entender os canais, melhorar os serviços prestados e o contato com o cliente é fundamental para garantir um resultado positivo.
  • Promoções: Este é o momento ideal para vender os produtos que estão há muito tempo parados em estoque.

Promoções diferenciadas poderão alavancar as vendas. Quem estava esperando um momento para comprar entende que naturalmente haverá aumento da oferta, consequentemente queda nos preços. Vende primeiro quem vende melhor.

  • Manter contato com o cliente: Mostrar aos clientes que a empresa está empenhada em ultrapassar este período, que se preocupa também com a saúde da população, e está buscando soluções para facilitar o dia a dia de todos transmite confiança, segurança e melhora o relacionamento com a sociedade, possibilitando futuros negócios.
  • Buscar capacitação: Uma hora a crise vai passar. E quando a situação melhorar os empresários e empreendedores mais capacitados terão condições de sair na frente e se reerguer mais rapidamente.
  • Criatividade: Ouvir as opiniões e conversar com seu time pode trazer prosperidade para o negócio. Busque soluções, traga mudanças, faça reuniões regulares e incentive a criatividade.
  • Revise seus produtos: Toda empresa possui produtos que saem com maior facilidade, assim como aqueles que demoram mais para sair. Estes devem ser estudados individualmente, avaliados, e então devem traçar estratégias específicas para venda dos mesmos. Visite os estoques.
  • E-COMMERCE: Investir nas vendas online pode ser o diferencial que fará com que sua empresa ultrapasse este momento de confinamento social e se recupere com maior rapidez quando as atividades retornarem. As pessoas estarão conectadas em 80% do tempo, navegando em redes sociais, sites de notícias e de plataformas de compras online. Divulgar o produto e serviço, oferecendo facilidades e um tratamento especial é a chave para atrair clientes e melhorar os resultados financeiros.

Dicas de treinamento

Seguem abaixo algumas instituições que liberaram temporariamente cursos online gratuitos voltados para Vendas, Marketing, Estratégias de Negócio, Finanças e Empreendedorismo:

FGV – www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito

USP – coursera.org/usp

SENAI – eadsenaies.com.br

SEBRAE – sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Escola Virtual – ev.org.br

Perestroika – perestroika.com.br/online/vailaefica

Insper – coursera.org/insper

Harvard – edx.org/school/harvardx

MIT – ocw.mit.edu/courses/find-by-topic

Digital Innovation One – digitalinnovation.one

conte conosco!!

Nosso compromisso é dar apoio aos Concessionários oferecendo nosso maior diferencial: Nosso capital intelectual.

Nosso TIME está voltado para auxiliar na construção do fluxo de caixa, estudar estratégias que protejam e fortaleçam o capital de giro, e para isso, utilizamos reuniões por salas de vídeo conferências, suporte online individual por empresa.

Caminharemos juntos para superar todos os obstáculos, atuando sempre com eficiência, confiança e parceria a cada passo dado.

 

Professor Marco Pereira

+55 (31) 98417.6427

marcopereira@consultarconsultoria.com.br

 

Polyany Cunha

Adv. Tributarista, Contratualista e Compliance

+55 (81) 99678. 9778

polyanycunha@consultarconsultoria.com.br

 

 

 

 

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