É hora de começar a investir …

Alunos Prof. Marco AntonioporAlunos Prof. Marco Antonio

É hora de começar a investir …

2020 se tornou um ano divisor nos meios de investimentos no Brasil. Alguns fatores importantes têm feito com que mais pessoas e empresas se voltem a observar melhor os mercados de investimentos. Vários fatores tem interferido no meio de investimentos principalmente no Brasil, dentre eles o isolamento social causado elo COVID-19 e seu reflexo no mercado. O cumprimento às regras de contenção fez com que a forma como vivíamos mudasse completamente, valores foram modificados bruscamente, bem como medidas emergenciais do governo tiveram que ser tomadas e interferiram diretamente nos rendimentos, principalmente aqueles que tem como base as taxas como CDI, IPCA e Selic.

Falando diretamente nos tipos de investimentos, o mercado tende a buscar muito mais a renda variável, e o motivo é simples. Optando pela renda fixa, com uma taxa Selic a 2% ao ano, o rendimento tanto a curto quanto a longo prazo serão baixos, e ainda existe o risco de ao fim da operação, ter perda de valor (que é quando o rendimento conseguido fica abaixo do retorno descontando a inflação).

A tendência é que o mercado interno de investimentos em renda variável suba cada vez mais, conforme um estudo feito pela Toro Investimentos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O que as pessoas e empresas devem buscar nesse momento é conhecimento! A partir de toda essa mudança, vários fatores novos estão sendo analisados para tomar uma decisão de investir em determinados ativos. Fatores como influência externa, tipos de mercado, consumo, entre outros devem estar no radar de quem pretende em se tornar “sócio” das empresas que irão investir.

Porém não é preciso fazer isso sozinho, para empresas grandes e com bom capital para investir em outros negócios, buscar parcerias com corretoras especializadas pode ser menos arriscado e trabalhoso do que tentar sozinho. Algumas corretoras têm um know-how muito interessante e mostram o caminho de uma maneira bem justa e equilibrada para atingir o melhor retorno possível de acordo com o perfil do investidor.

Enfim, apesar da pandemia, o mercado de investimentos principalmente de renda variável se tornou bem atrativo para quem tem uma renda extra para investir. E o que serve para todos os perfis na hora de escolher qual investimento seguir é conhecimento acima de tudo, analisar quem seria o melhor parceiro, qual seria o seu perfil de investidor, qual sua meta.

Abaixo seguem sites que sempre emitem relatórios mensais sobre recomendações e análises de ações:

https://exame.com/seu-dinheiro/

No site EXAME é feito um compilado das ações recomendadas pelas maiores corretoras, com um resumo referente ao que ocorreu no último mês. Além disso, apresenta o ranking de cada corretora e seus respectivos resultados. Muito interessante para quem deseja buscar em qual corretora contratar o serviço de corretagem.

https://www.infomoney.com.br/

O site do InfoMoney está sempre atualizado com o que ocorre no mercado, resumos mensais sobre os movimentos de cada empresa, e ainda vários tópicos que fornecem muitos tópicos de informações básicas até mais avançadas sobre como investir.

https://br.investing.com/

O site investing é outra boa fonte de pesquisa para buscar notícias sobre os mercados.

Existem ainda sites direcionados para informar diretamente sobre as ações, demonstrando dados como preço da ação, distribuição de dividendos e comparativos entre outras ações. Dentre eles:

http://www.b3.com.br/pt_br/

https://statusinvest.com.br/

https://economia.uol.com.br/cotacoes/bolsas/bvsp-bovespa/?indice=.BVSP

https://www.fundamentus.com.br/index.php

Seguem também a lista de todas corretoras informadas pela B3.

http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/participantes/busca-de-participantes/busca-de-corretoras

 

Consultor Fabiano Machado

Sobre o Autor

Alunos Prof. Marco Antonio

Alunos Prof. Marco Antonio author

Deixe uma resposta

WhatsApp chat