Vamos falar sobre Caixa?

Alunos Prof. Marco AntonioporAlunos Prof. Marco Antonio

Vamos falar sobre Caixa?

Você prospecta, visita, negocia, vende, e vende mais, e faz tudo de novo, e no final do mês você se pergunta: “Cadê meu dinheiro?”

A maior causa de encerramento de empresas hoje no Brasil é a falta de planejamento. Os empreendedores têm a ideia de ouro, investem as vezes todo o seu dinheiro, tiram o negócio do papel, e depois de um tempo se sufocam e a empresa morre. Onde está o erro?
Para que um negócio sobreviva, principalmente em meio a uma crise econômica, planejar estrategicamente seus passos é a melhor forma de garantir que sua empresa esteja fora das estatísticas. Este planejamento envolve várias técnicas e ferramentas de gestão, que alinhadas a um processo de vendas bem desenhado e ao engajamento de toda a organização, permitem controle e visão do futuro do seu negócio.

Não tenho planejamento. E agora?

Quando falamos de planejamento, o Fluxo de Caixa Projetado é uma das ferramentas mais importantes para a saúde financeira do negócio. Ele é construído com o principal objetivo de identificar a saúde do caixa, auxilia na projeção de cenários, adequação dos valores, identificação de possíveis erros e desvios e principalmente proporcionar ao Gestor a capacidade de antecipar situações de risco ou falhas que possam comprometer o orçamento da empresa, permitindo que, assim, ele tome as medidas necessárias para evitá-las antes mesmo que se concretizem.

Outro benefício da aplicação do Fluxo de Caixa Projetado é possibilitar analistas e investidores avaliar possíveis aplicações em determinadas empresas, bem como planejar possíveis expansões do negócio. É uma forma de o negócio se mostrar como um potencial gerador de riquezas para os investidores atuais e futuros.

A transparência, segurança e informação fornecidas pela análise do Fluxo de Caixa mostram ao investidor que a gestão sabe o que acontece com sua empresa e está utilizando todas as ferramentas disponíveis para se preparar estrategicamente perante concorrentes, clientes e fornecedores.

Ainda não projetou o Fluxo de Caixa na sua empresa? Para ajudar na compreensão e implementação do Fluxo de Caixa Projetado, a Consultar possui consultores especializados e utiliza uma metodologia exclusiva, que alinhada às técnicas mais modernas de gestão vai ajudar você e sua empresa a alcançar a máxima eficiência operacional.

Consultora Paola Lopes

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/fechamento-de-empresas-os-cinco-principais-motivos-das-empresas-fecharem-as-portas/

Sobre o Autor

Alunos Prof. Marco Antonio

Alunos Prof. Marco Antonio author

Deixe uma resposta

WhatsApp chat